Parque Nacional da Serra da Gandarela

Não GosteiGostei (12 voto(s), média: 1,00)
Loading ... Loading ...

A Proposta que está ameaçando a Serra da Gandarela pela Vale, com o projeto chamado Apolo, que tem em vista a implantação de uma mina de ferro na Serra da Gandarela vem provoca polêmicas nas cidades envolvidas: Raposos, Rio Acima, Santa Bárbara, e Caeté que vão abrigar o empreendimento da vale.

Ocupando uma área da Serra da Gandarela um total de 1.728 Hectares, com uma previsão de extração de minério de ferro por 17 anos. O projeto da Vale ainda está em face de analise e discussão, onde a maior parte do empreendimento será instalada em Caeté onde a cidade deve arrecadar em fraca operação do projeto por volta de 160 milhões de reais, 4x mais o valor arrecado pela cidade atualmente.

Ao mesmo tempo em que a Vale tenta fazer o licenciamento do projeto Apolo está em andamento o processo de criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela, onde o processo está sendo feito desde 2008 pelo projeto do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que e responsável por criar, implantar e gerir unidades de conservações a níveis nacional. Se o parque for implantado a mina não poderá ser instalada. Por outro lado está permitira outros tipos de atividades econômicas como turismo de aventura, onde a idéia e implantar o parque primeiro em defesa da serra e da água do Gandarela.

Você e a favor do projeto Apolo ou do Parque Nacional da Serra da Gandarela? Não deixem de comentar população.

Posts Relacionados:

  1. Origem da palavra Caeté Caeté: palavra com significado tão simples e significantes tão complexos,...
  2. Destruição da Serra da Piedade, somos contra! Clique nas imagens para ampliar e fechar. A cratera à...

Enviar texto Enviar texto Imprimir Imprimir

Postado na categoria: Serra da Gandarela, em 5 de agosto de 2010. Trackback URI: trackback

21 Comentários para “Parque Nacional da Serra da Gandarela”

  1. 8 de agosto de 2010 às 11:24 #Michel

    “Serra da Gandarela continue serena, você será salva !” tomará que o governo haja em defesa da Serra da Gandarela pois não podemos perder esse patrimonio, não podemos perde a única fonte de água limpa que ainda resta para nossa cidade, porque depois desses 17 anos minerado a vale vai pica a mula e caçar outro local para destruir isso para mim e um desenvimento bom no inicio mais emprego como conseguência aumento da população, mais depois que a vale sair quero ver que bagunça que vai virar essa cidade: Falta de emprego, Falta de segurança, Aumento de crimes: assaltos, assassinatos, Onibus super lotados das pessoas saindo fora da cidade para buscar emprego em outro cidades. As lojas que abriram quando a vale vier irão fechar em seguida quando a vale ir embora. Não vejo lucro em destruir esse patrimonio, acaba com nossa água a unica fonte de água limpa que ainda resta para nossa cidade. Por isso vamos lutar, vamos nós unir a favor do Parque Nacional da Serra da Gandarela, isso sim será de grande valor para nossa cidade. []‘s

    Responder

  2. 9 de agosto de 2010 às 23:00 #Alan Junio

    Confira o video do Programa Rolécologico na “Serra da Gandarela” no nosso Portal TVNL – A Primeira TV de Nova Lima.
    http://www.tvnl.com.br/index.php/tvnl-tube/video/199
    Se houver interesse em linkar nosso video no site, favor nos contactar.
    Att,
    Alan – Equipe TVNL

    Responder

  3. 5 de setembro de 2010 às 12:55 #Luiz

    O pedido de licenciamento deste projeto pela VALE, mostra a falta de responsabilidade social e ambiental desta empresa que pelo que parece visa o lucro sem medir consequências.

    Responder

  4. 11 de outubro de 2010 às 10:15 #Sueli

    Como ser contra se tudo que usamos vem de alguma alguma forma da natureza ,é claro que tudo tem que ser comtrolado, fiscalizado e moderado ,não podemos apenas dizer não simplismente por achar que vai trazer danos a natureza disso todos sabem , mas se for feito com a organização que existe na vale não vejo problemas , minhas ideias tambem eram vagas mas estive recentemente nas instalaçãoes da vale e pude conferir o prosesso antes da instalação da mina e depois de terminar a retirada do minério e com isso o desativamento da mina .Como posso ser comtra se temos que evoluir ,como posso ser comtra se preciso me vestir ,calçar ,celular carro e ai vai…. Só precisamos estar vigilantes e protestar quando PRECISO , não adianta cada um dar uma opinião e deixar que prefeitos e outros continuem fasendo o que bem entender. Essa é minha opinião!!!

    Responder

  5. 11 de outubro de 2010 às 10:16 #Gui Britto Fernandes

    Na moral, esse povo que vota contra tem é que sofrer com Caeté mesmo, Por pensamentos assim que a Cidade ta um Lixo, e para trabalhar ou estudar tem que ir para outra Cidade. Sou De Caete mas Moro a 7 anos em Itabira onde diga se de passagem a Vale atua aqui e com uma mina bem dizer dentro da Cidade e não influencia em nada, A condição de Vida aqui é Otima, Moradia, Saude, emprego e Estudos. Isso tudo graças a Mineradoria. Ah e para os que questiona ah como minerar minimizando os impactos ambientais. Eu faço Engenharia Ambiental e ja vi muitos modelos de como Minerar de Forma Sustentavel.

    Responder

    tie ramone Responde:

    @Gui Britto Fernandes, Bom dia!

    Pelas suas falas percebo que é mais uma recém formada no primeiro emprego na Vale. Também trabalho na Vale há mais de 5 anos e por razões lógicas não pus meu verdadeiro nome. Sou de Caeté e trabalho em Nova lima/Itabirito durante todo esse tempo. E quer saber a verdade? A VALE destrói o meio ambiente sim! Descartes de insumos irregulares e a retirada de uma qualidade gigantesca de água da maneira que ela bem entende dos lençóis freáticos. Sabia disso? Aposto que não. Como engenheira ambiental é mais que sua obrigação conhecer formas de minerar de maneira sustentável, mas por em prática é outra coisa. Falo isso porque estou dentro e vejo como as coisas realmente são. Não me diga uma besteira tão grande dizendo que a VALE em Itabira não causa impactos a cidade! Provavelmente você não está relevando a qualidade do ar, as imensas nuvens de poeira que sobem durante as detonações e o excesso de ruído. A mina da VALE em Capitão do Mato fica a pelo menos 30Km da cidade de Nova Lima, porém o condomínio que fica aproximadamente 3Km da distancia esta travando uma batalha judicial por causa do excesso de ruído e poeira.
    Vale a pena ressaltar que é durante 24 Horas, dia e noite com esses problemas.

    Não reclamo da VALE, é lá que ganho o meu pão. Mas não suporto ler um texto tão ignorante.

    Ganho muito bem sim, mas para isso tenho que contribuir com a destruição da natureza! e não quero isso para Caeté.

    Não me fale de desenvolvimento eu quero é paz, e não há nada nesse
    mundo que pague por isso.

    Quer uma Caeté desenvolvida? Com aumento de criminalidade e tantas outras avarias? Eu não. Quero aquela cidadezinha tranqüila de sempre, onde se possa andar tranqüilo e quando sair para algum restaurante ainda poder deixar a minha carteira e o telefone celular em cima da mesa na certeza que eles ainda estarão lá quando voltar. Na minha época, não tão distante, era assim…

    Defendo o meu interesse, e é de esperar que você defenda o seu, pois já tenho minha vida profissional estabilizada.

    OBS.: Não sou engenheiro de granja, tenho conhecimento de toda uma parte técnica embasados em fundamento e experiência em campo. Não ficarei desempregado, não cairá meu nível de vida e nem morrerei de fome se sair hoje da VALE.

    Por isso eu não preciso defender interesses pessoais/privados que utilizam da ganância em trabalhar na VALE, que enchem a boca para dizer: “eu sou eng ambiental da VALE” trabalha com um uniforme adm, (como todo mundo) e se acham que é alguma coisa.

    Doce ilusão…

    Depois que entra na VALE todo mundo ainda reclama… E eu tenho que aturar isso….

    Pare de pensar em destruir Caeté! Quer defender e trabalhar na VALE? Vai aonde ela já esta instalada. Tira sua bunda mole da cadeira e corra atrás.

    Daqui há uns 30 anos quando contar aos seus filhos/netos como era a cidade antes e pós VALE espero apenas que não seja covarde de dizer que você foi contra a preservação da cidade e principalmente da serra do Gandarela, que provavelmente eles não vão conhecer.

    (Infelizmente não temos força para segurar a VALE, ela entra e tira o que ela quer e vai embora)

    Boa sorte!

    Responder

  6. 11 de outubro de 2010 às 10:20 #Alesson Alves

    Sou contra, não só porque irá devastar o nosso meio ambiente, mas porque irá trazer grandes riquesas para os acionista da vale e nenhuma para a nossa querida caeté, o que vão fazer aq é o mesmo que fazem em todo o mundo, retizar toda a nossa riqueza distribuir entre seus acionistas e em troca deixar alguns trocados em nossa cidade em grande parte para calar a boca de nossos politicos. infelizmente o que sobrará para caeté com este projeto será apenas violencia e desigualdade social.

    Responder

    Lelê Responde:

    Com a roubalheira que há no governo municipal não trará riquezas mesmo.
    Caeté tende mesmo a continuar afundando na miséria, no tráfico de drogas e na violência com pessoas boçais, de pensamento retrógrado como você dando palpite errado, com seu senso crítico mal formado e totalmente privados de conhecimento. Procure saber de cidades onde a Vale está e por onde ela já passou e veja as melhorias impostas antes de sair por aí falando abobrinhas. Caeté hoje é uma cidade economicamente POBRE, que vive de impostos pagos pelo comércio que por sua vez paga aos seus funcionários um salário mínimo, funcionários estes que andam pelas ruas de mototáxi…fala sério! O que você chama de “alguns trocados” são na verdade apenas alguns MILHÕES/mês que a prefeitura irá arrecadar em impostos pagos pela Vale ou por qualquer outra empresa que venha a explorar o local. Aposto que na sua ignorância você desconhece o processo, impostos e etc…
    Violência e desigualdade social já existem em Caeté desde seus primódios ou estou errada e o “Berra Lobo”, Emboabas, São Geraldo e outros bairros carentes não existem? Todo mundo fala mal, mas certamente se o rojeto der certo e amanhã você e mais meia dúzia de imbecis que falam mal da empresa e não querem a implantação de Apolo forem contratados por ela, tenho certeza que vestiram o uniforme para irem até ao banheiro, andarão na rua com ele cheio de marra e como todo peão colocarão o braço na janela do especial com a janela aberta até no “talo” para dizer ao mundo: “Eu trabalho na Vale”.
    Trabalho na empresa há algum tempo me deparo com esse tipo de atitude medíocre o tempo todo e concordo com metade das coisas que dizem do meio ambiente, que há problemas, que melhorias ainda podem ser feitas e etc etc…mas essas coisas existem em toda e qualquer organização e estamos em busca de crescimento contínuo, e tem um detalhe de que não trabalho em uma ONG, a Vale não é instuição de caridade apesar de praticar responsabilidade sócio-ambiental.
    Pense bem, porque a Honda Titan, a Yamaha YBR ou o carro velho que você provavelmente tem na garagem de sua casa possuem ferro como principal insumo na sua produção ou as peças são feitas de plástico? E até onde eu sei Ferro não nasce beneficiado nem no quintal de sua casa e nem no jardim da minha.

    Responder

    Marina Responde:

    Mais um consumista burro e alienado. Isso aí, coma ferro também, seu capitalista anencéfalo. E viva a Vale e cia., não é?

    Responder

  7. 31 de outubro de 2010 às 17:29 #Fernanda Amorim

    Em primeiro Plano é indiscutivel a carência de emprego, turismo, lazer, e outras atividades essenciais em Caeté, inclusive a ausência de instituições de ensino superior, consequência de um gestor público mal preparado. Uma vez implantada a Vale, esta gerará muitos empregos para a população local e de cidades vizinhas, e não só na própria Vale, mas em torno da mesma, pois, aumentará o número de pessoas, automaticamente aumentando a renda dos comerciantes, e gerando futuros empregos para a população. E se o Poder Público do município de Caeté nada faz para melhorar a economia local, porque não um particular? Além do mais, quem decidirá a respeito se a Vale irá degradar ou não o meio ambiente é o orgão ambiental responsável, qual seja, o CONAMA (Resolução n° 237/1997- Lei 6.938/1981) que fundamenta o controle da atividade poluidora exercido pelo poder de polícia da Administração Pública. Seu objetivo é, por um lado, responsabilizar diretamente o poluidor pelo dano ambiental, por outro, compensar a escassez de recursos naturais provocada por pela sua utilização. Então, para a implantação da Vale, é necessário que a mesma obedeça as etapas do processo de licenciamento exigido pelo órgão do meio ambiente, sendo uma dessa etapas, a certidão obrigatória da prefeitura que declare que o local onde será implantada as atividades da Vale, estão em conformidade com a legislação do uso e ocupação do solo e da água. É importante que todos os moradores de Caeté e região tenham conhecimento a respeito de como é feito o procedimento para a autorização do licenciamento e licenças ambientais que permitem a utilização das atividades de grandes empresas consideradas poluidoras ao meio ambiente, e como pode ser feito. Acessem: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html

    Responder

  8. 31 de outubro de 2010 às 17:40 #Fernanda Amorim

    Não somos obrigados a aceitar opiniões alheias, mas temos o dever de respeitar suas opiniões. O que prevalece é a democracia. Liberdade de expressão SEMPRE! Atacar a pessoa por sua profissão e salário não combina com a proposta do site que é levantar opiniões a respeito do projeto Apolo e da Serra da Gandarela.

    Responder

  9. 6 de novembro de 2010 às 14:33 #Rodolfo

    Sou totalmente a favor da criação do parque nacional porque se o mundo está essa loucura que tá hoje é por causa de toda essa irresponsabilidade e ganância do homem que visando lucro é capaz de passar por cima do que quer que seja, sejam pessoas ou até mesmo a natureza. Caeté perde em ser essa cidade pacata, sem muitas opções de emprego e outras coisas mais, mas é justamente por isso que muitas pessoas se interessam tanto em vir morar aqui. Gosto da cidade justamente por ela ser assim, e sei que a população não é tão ignorante a ponto de não perceber que por trás de todas essas notas que são publicadas a favor do Projeto Apolo encontra-se uma minoria de comerciantes e empresário interessados apenas no dinheiro que irão ganhar, pouco se importando com qualidade de vida da cidade e muito menos com preservação da natureza se é que eles sabem o que é isso.

    Responder

  10. 8 de novembro de 2010 às 17:44 #Fernanda Amorim

    Apesar de todas as colocações, sou a favor da Vale em Caeté sem sombra de dúvida!

    Responder

  11. 20 de novembro de 2010 às 13:00 #ramone

    SALVE A SERRA DA GANDARELA!!!

    Trabalhar na VALE: R$ 1.200,00
    Aluguel: R$ 600,00
    Lote 200m (no barranco): R$ 80.000,00
    Imposto arrecadado: 1.500.000,00
    Imposto utilizado em prol da população: 25.000,00

    SERRA DO GANDARELA: NÃO TEM PREÇO

    ACIAC = Olho grande!

    “SERÁ A PRIMEIRA A CRITICAR A POLÍCIA, OS POLÍTICOS, A POPULAÇÃO E ATÉ A MADRE TERESA DE CALCUTÁ QUANDO AUMENTAR A CRIMINALIDADE ROUBOS E ASSALTO AS SUAS LOJAS”

    ACIAC= OLHO GRANDE

    Está querendo a Vale em Caeté apenas para aumentar a circulação de dinheiro e aumentar seus lucros!

    ACIAC ESTÁ PREOCUPADA SOMENTE COM ELA!

    Todos comerciante bem estruturado em Caeté, mora em uma casa boa, geralmente tem um sítio maravilhoso, uma casa na orla da lagoa em Lagoa Santa, ou qualquer outro imóvel em um lugar muito bonito e tranquilo.

    E o pobre fudido? Vai trabalhar na VALE, ganhar o que vai gastar no comércio em Caeté, geranado mais lucros e tranquilidades para esses comerciantes que tem a vida feita e que se diverte pelo mundo. Enquando isso o pobre fudido “glamuroso” trabalhador da VALE se F… em Caeté!

    CAETÉ JÁ VIVE SEM A VALE HÁ MAIS DE 250 ANOS!

    Sabe qual é a real diferença para a MAIORIA dos caeteenses?

    MAIS:
    * Mais emprego.
    * Mais políticos interesseiros.
    * Mais gente estranha na cidade devido as empreiteiras que saem lá da cidade de PERLIMBÉIA DA PARAÍBA com seus funcionários contratados pelo antigo “LINHA DIRETA DA GLOBO”.
    * Mais dinheiro para os viciados abastecerem os pontos de venda de drogas, pois Caeté nunca se preocupou com as drogas e viciados da cidade, e se não preocupou quando a cidade era apenas 35 mil habitantes não será quando tiver 100 mil que ela vai preocupar!
    * Mais poluição (poeira, sim, são varios KM de deslocamento), ruído, drástica redução do lençol freático, redução de nascentes de água, grandes barragem com riscos de rompimento (para toda barragem existe o risco de rompimento, e nunca devemos substimar aforça da natureza), agua contaminada jogada no meio ambiente, (trabalho na VALE e sei que isso acontece), produtos químicos jogado no solo (nem sei se devo falar), quantidade enorme de CO2 emitido devido ao grande numeros de caminhões que rodam 24 horas por dia (não vou nem comentar sobre os FORA DE ESTRADA),
    * Mais áreas desmatadas (só algum milhares de KM2)
    * Mais roubo.
    * Mais dinheiro na prefeitura que você nunca saberá para onde foi!
    * Mais políticos que apenas procurarão regalias e privilégios pessoais. (Êta panelinha, será que os filhos dos vereadores e defensores da VALE, entenda como ACIAC, vaão conseguir alguma preferencia ara os melhores empregos?)

    ” POR ACASO ALGUEM CONHECE VITOR PENIDO EX-PREFEITO DE NOVA LIMA E ATUAL DEPUTADO FEDERAL E SEU SOBRINHO MARCELO PENIDO QUE TRABALHA NA MINA DA MUTUCA EM NOVA LIMA?”

    Eu conheço a história e sei como funciona…

    SALVE A SERRA DA GANDARELA!!!

    A VALE trará menos:
    * Vida para todos os caeteenses,
    * Tempo de vida para seus funcionários (para cada 6 dias que trabalho na VALE corresponde a 1 dia a menos de vida). Não me venham com essa história de assistencia ao empregado porque eu conheço, e muito bem!

    “PAREM COM ESSES PENSAMENTOS CAPITALISTAS/MERCENÁRIOS COMO TODO O SISTEMA DE GESTÃO E ACIONISTAS DA VALE!”

    Pensem bem, já se fizeram as seguintes pwerguntas?

    * 16 anos, vale a pena?
    * 16 anos pagarão os eternos efeitos devastadores no meio ambiente?
    * Qual é a sua prioridade: dinheiro ou qualidade de vida?
    * Dinheiro não cura cancêr, nem outras enfermidades causadas pela contaminação da agua/ar.
    * Realmente a sua vida vai ser mudada? Temporariamente ou definitiva? São só 16 anos… Mas os efeitos serão por centenas de anos.
    * Caeté não precisa disso, ninguem precisa.
    * Qualidade de vida, paz, tranquilidade não tem preço!

    “NÃO SE ESQUEÇAM QUE O PROJETO É SÓ PARA 16 ANOS E DEPOIS VEM A GRANDE DEPRESSÃO”

    SOU DE CAETÉ, MAS MORO FORA HA 8 ANOS, SONHO, E VOU, VOLTAR PARA A TERRA QUE ME VIU NASCER. LUGAR TRANQUILO DE GENTE DE BEM. SOMENTE QUEM FICA FORA UM BOM TEMPO SABE VALORIZAR O QUE CAETÉ TEM DE BOM.
    CAETÉ É O MEU LUGAR, ABRO MÃO DO MEU EMPREGO, CASA, AP, CARRO PARA MORAR EM CAETÉ, INFELIZMENTE O QUE ME PRENDE AQUI AINDA É MINHA FAMÍLIA A QUAL NÃO DEVO ABANDONAR, POIS PROCURO TER ATITUDES CONDIZENTES COM A RETIDÃO DE PESAMENTO QUE SÃO NECESSÁRIAS A UMA MENTE SÃ DE UM HOMEM DE BONS COSTUMES.

    SALVE A SERRA DA GANDARELA!!!

    SALVE CAETÉ, TERRA DE ESPLENDORES
    BERÇO FIRME DE NOSSOS IRMÃOS
    TANTOS SONHOS E TANTOS AMORES
    SEMPRE ESTA EM NOSSOS CORAÇÕES!

    SALVE TERRA BRILHATE ALTANERIA
    TÃO AMADA PELOS FILHOS TEUS
    SEU PASSADOS E SUAS BANDEIRAS
    TODOS CHEIOS DAS BENÇÃOS DE DEUS

    NOSSA SANTA MÃE DA PIEDADE
    LÁ NO ALTO DA SERRA TENDAIS
    ÉS ORGULHO DA NOSSA CIDADE
    PADROEIRA DAS MINAS GERAIS…

    Responder

    Lelê Responde:

    Pelo amor de Deus!!! kkkkk….Só rindo muito mesmo!
    Quanto aos impostos, políticos ladrões e etc…temos que pensar bem antes de votar…ROGER AGNELI é presidente da Vale e não da república, muito menos prefeito em Caeté.
    Quanto a ACIAC acho que ja passa da hora de derubr essa falsa elite que reina aí na cidade e ganhando salário mínimo como a maioria aí ganha trabalhando na cidade você há de convir que é impossível.
    Concordo com algumas coisas, mas outras acho que vc deveria pesquisar antes de comentar, melhor falar com conhecimento de causa…
    Poeira causa doença (mesmo assim cancer é raro, o nome é SILICOSE) em minas de subsolo, devido ao “enclausuramento”, pode aumentar no máximo a poeira das donas de casa nos móveis das casas de Caeté, os 16 anos são a previsão inicial, mtos projetos se iniciam com menos tempo de previsão e durante as operações com novas sondagens e pesquisas, aumenta-se o tempo de vida útil da mina consideravelmente…

    Leia um pouco mais.

    Responder

    Ramone Responde:

    Em vez de Lele vc deveria se chamar lélé!

    Responder

  12. 22 de novembro de 2010 às 15:09 #Edson de Souza Pessoa

    Faço aqui neste espaço a simples pergunta:
    Quem veio primeiro. O ovo ou a galinha.
    Tanto faz , né.

    E faço outra pergunta:Quem veio primeiro. O minério ou as mineradoras.
    Claro que é o minério. Está aí a mais de 40 mil anos, e os índios já ensinavam para os bandeirantes ( isto há mais de 300 anos ), que onde têm embaúba e minério têm ouro.
    Estranhamente a VALE não fala em ouro, sendo que os veios do mineral aurífero encontran-se impregnado nas camadas dos filitos, dos quartiztos e dos itabiritos, sendo o minério predominate no Gandarela os Itabiritos e
    o Hematita (rico em ferro).
    Porque será que a empresa não fala que o gandarela é rico em minério de ferro e também no mineral aurífero?
    Também a empresa pretende interligar a mina Apolo com Gongo Soco, mais uma nova mina chamada 2 Irmãos em Barão de Cocais, mais Brucutu, fazendo aqui da região um novo corredor de exportação igual ou maior que carajás.
    Quando acabar os recursos minerais nos deixarão de herança um buraco enorme.
    Minério e ouro só dão uma safra.
    Já recebemos de herança maldita da extinta CFB ( Hoje Saint Gobain), um passivo ambiental, onde cortaram a mata nativa e implantaram uma monocultura de eucaliptos e depois se mandaram. Picaram a mula e deram uma “banana” para Caeté. A empresa deve muito para o município.
    Se depender de um certo grupo que mais parecem jacarés do pantanal de bocas abertas, onde o único objetivo é entregar nossas riqueza minerais para encherem os bolsos de dinheiro, a VALE já estaria minerando.
    Por isso, acabará tudo como Dantes no castelo de Abrantes.
    NÃO QUERO BEBER WHISKY 12 ANOS.QUERO BEBER ÁGUA A VIDA INTEIRA (ÁGUA

    Responder

  13. 9 de janeiro de 2011 às 21:38 #Lisa

    Será que os dividendos que a empreza oferece à cidade é maior ou menor que a destruicão que será causada à:Saúde,meio ambiente, à degradação paisagística e ao manancial hidrico?

    Aqueles que aprovam,pensam pelo menos nos seus? ou não se importam nem com a própria geração.

    Vamos lutar pelo parque!

    Responder

  14. 8 de julho de 2011 às 21:03 #Galo

    É lamentável ver comentários dos dois lados, um puxando para cada lado, porque não falam do Morro Velho (Anglo G.) o sistema de destruição e parecido e ai.
    Quando acabaram com o curso Téc. de graça de caeté, porque míngüem reclamou, a área da CFB parece um ferro velho, porque ninguem briga para trazer alguma empresa para lá ou outra região da Cidade, quando vou passer em Caeté, fico impressionado com o contraste, uma cidade suja, tudo deteriorando, parece cidade do interior da Bahia, nem parece que está a cinquenta KM de BH, quando passo na praça de J.B o muro do campo da vergonha, o mercado abandonado a anos, a pousada de Dona Chica e por ai vai, será que os Naturalistas tem condições de dar estudo para os filhos ou estudar fora, eu não tive e hoje mora no ES (graças a Deus bem empregado), porque não tive oportunidade na região, gostaria de morar com os meus pais, mas infelizmente não posso, ou vou ficar sentado na praça como passei muitos anos por falta de oportunidade e não foi falta de procurar.
    Vi um comentário de alguém que já está estabilizada na vida, deve ter formado à custa da vale que paga o ensino superior, outros tem que rebolar para pagar R$ 700,00 mensalidade, em vez de barrar, tem é que unir forças com ela e fiscalizar juntamente com a prefeitura as condicionantes impostas pelos órgão ambientais.
    Dos cabeludos naturalistas e quemadores de palha, a cidade deve estar cheia.
    De que me adianta um parque ecológico, para morar na cidade sem emprego decente, sem carro para poder conhecelo, garanto que linha de onibus para pobre conher não vai ter, que benefício eu ou a cidade vamos receber do turismo.
    Lembrando, morei uma boa parte da minha vida na Cidade e nunca ouvi falar desse lugar?

    Responder

    Fernanda Amorim Responde:

    Boa intervenção “Galo”!

    Responder

  15. 7 de setembro de 2011 às 18:51 #Marcelo

    Não existe mineração sem impacto ambiental…
    A mineração é uma tragédia…
    Andem pelos lados de igarapé, Itatiaiuçu, Santa Terezinha de Minas e
    confirmem o que estou dizendo…
    Vejam o “progresso” que veio para a população loca.
    Quanta riqueza…

    Responder

Deixe um comentário:

XHTML: Poderá utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>